Vestibular 2017.2Avaliação Institucional 2017/1PRAVALER 2

IBES - INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR

Cursos

Modalidade
Presencial

COLAÇÃO DE GRAU E DIPLOMAÇÃO

O Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES define critérios e regulamenta normas para o Cerimonial de Colação de Grau.

A Cerimônia de Colação de Grau é um ato oficial da instituição, com dia e horário previamente fixados, sob a presidência do Diretor de Ensino e Operações ou por quem ele expressamente delegar mediante Portaria específica, podendo ser realizado de duas formas:

a) Solene – colação de grau pública com cerimonial;
b) Em gabinete – colação de grau realizada após a formatura coletiva, na instituição, por preferência ou impossibilidade do concluinte de comparecimento à sessão solene. Os períodos para a realização da Cerimônia de Colação de Grau podem variar de acordo com a época de conclusão do curso.

A cerimônia obedece a um roteiro específico estabelecido pelo IBES, não podendo sofrer alterações, exceto sob a coordenação da Direção, Gerência de Ensino e SAOEP, que orienta a Comissão de Formatura, e esta por sua vez, deve cumpri-las sob aspectos legais a serem observados.

A cerimônia é lavrada em Ata no livro especial de formaturas devidamente autenticado pela Secretaria Acadêmica devendo ser assinada no ato pelos membros componentes da mesa e formandos.

Somente constarão da Ata os formandos que estiverem aptos a colarem grau, não sendo permitida a participação simbólica de alunos ou representantes, por procuração ou qualquer outro meio interposto.

A participação na cerimônia é direito inalienável do aluno que tenha concluído integralmente o currículo pleno previsto para o seu curso e não possua qualquer pendência junto ao IBES. Para tanto, o aluno deve confirmar a sua presença, junto a Secretaria Acadêmica, com toda documentação que o habilita, regularmente conferida pela mesma, até 30 (trinta) dias antes da data de Colação de Grau.

O acadêmico apto a colar grau que, por qualquer motivo não puder participar da Cerimônia de Colação de Grau oficial ou não quiser fazê-lo, pode participar da Colação de Grau em Gabinete, no IBES, em dia e horário previamente fixados pela Secretaria Acadêmica.

 

REQUERIMENTO
O texto padrão do Requerimento é fornecido pela Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF) do IBES à comissão de formatura. Um dos formandos, representando todos os cursos, faz a leitura do texto oficial.

 

JURAMENTO
O texto padrão do Juramento é fornecido pela Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF) do IBES à comissão de formatura. Um dos formandos (de cada curso), escolhido entre seus pares, faz a leitura do texto oficial que é repetido por todos os demais colegas.

 

HOMENAGENS
Durante a cerimônia serão permitidos o discurso do orador e a homenagem especial. Cada homenagem deve ter no máximo três minutos e deve ser encaminhada para Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF), até 30 dias antes da formatura.

 

PARANINFO
A comissão de formatura deve escolher apenas um Paraninfo para todos os cursos, e ele irá compor a mesa de autoridades no dia da Colação de Grau. São concedidos 5 (cinco) minutos para o discurso (cabe a comissão de formatura informá-lo sobre o seu discurso e tempo).

 

PATRONO
A comissão de formatura pode escolher um Patrono para  para cada curso, e ele irá compor a mesa de autoridades no dia da Colação de Grau.

 

ORADOR
Cada comissão de formatura, juntamente com a turma, deve escolher o orador por intermédio de votação. O orador deve elaborar seu discurso, com no máximo 3 (três) minutos e enviá-lo à Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF), até 30 dias antes da formatura. O texto do discurso deve generalizar todos os cursos e alunos concluintes e deve ser enviado para o e-mail: formatura.ibes@sociesc.org.br.

 A comissão de formatura pode contar ainda com o apoio da Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF) na divulgação interna e externa da formatura junto aos veículos de comunicação.

NOTA: Em hipótese alguma, as comissões de formatura podem assumir encargos de despesas em nome do IBES, sem autorização prévia, por escrito, da Gerência de Ensino.

 

CERIMONIAL
O protocolo da solenidade é estabelecido pela Instituição, e as formas ficam sob responsabilidade da Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF).

Somente tem poder da palavra durante a cerimônia, o Diretor, o Requerente, o Juramentista, o Orador, o Paraninfo, e aqueles que fazem os discursos de homenagens.

 

ATRIBUIÇÕES  

1-DA SECRETARIA ACADÊMICA

1.1) Realizar a conferência de integralização do curso (notas/freqüência/dependências) providenciando pasta do aluno com as documentações legais necessárias: Histórico Escolar e Declaração de Conclusão de Curso para fins de expedição dos diplomas;

1.2) Providenciar a lista de formandos, Ata de Colação de Grau e documentação necessária para o dia da formatura.

2-DO COORDENADOR DE CURSO

1.1) Orientar a comissão de formatura quanto aos procedimentos iniciais de organização da formatura, e encaminhá-los a Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF) para obterem as informações necessárias.

3-DA COMISSÃO INTERNA PERMANENTE DE FORMATURAS (CIPEF)

3.1) Ser o canal de comunicação entre a Direção/Gerência de Ensino/Coordenação de Curso/Comissão de Formatura;

3.2) Orientar as comissões de formatura;

3.3) Preparar os procedimentos da Cerimônia de Colação de Grau, conforme planejamento adotado para esta ocasião.

4-DA COMISSÃO DE FORMATURA

4.1) Informar-se sobre o processo de Colação de Grau através da Comissão Interna Permanente de Formaturas (CIPEF);

4.2) Escolher somente uma empresa organizadora de formaturas para atender todas as turmas que farão a mesma colação de grau, e solicitar autorização à Coordenação de Curso para reservar um período de atendimento aos alunos;

4.3) Encaminhar a relação de formandos interessados em participar da solenidade à Secretaria Acadêmica com o prazo de 30 dias antes da Colação de Grau. A partir desta relação, será feita uma verificação para identificar se existe algum  aluno com pendência acadêmica ou outro quesito que o impeça de participar da solenidade.


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.