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IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Apresentação

O curso de Psicologia se orienta pelo comprometimento com o momento histórico, com a sociedade e com a produção de conhecimentos e serviços em Psicologia.

Profissional: psicólogo

Carga horária: 5094 horas/aula

Duração: cinco anos

Período: noturno

Mercado de atuação: clínicas de psicologia, hospitais, serviço social, psicologia educacional, recursos humanos

 

APRESENTAÇÂO

Pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia, aprovado pela Resolução CNE/CES no 05 de 15 de março de 2011, o curso de Psicologia do IBES se orienta pelo amplo comprometimento com as transformações históricas e sociais da sociedade e com a produção de conhecimentos e serviços em Psicologia. Para tanto, objetiva a formação de profissionais comprometidos com as demandas sociais e que atuem eticamente em diversos contextos da sociedade numa perspectiva interdisciplinar, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento científico e da atividade profissional em diversos contextos sociais. Visa assim, a visão crítica das problemáticas sociais e a oferta de alternativas para as problemáticas relativas ao sofrimento

humano. O Curso se pauta pelo pluralismo teórico e o rigor metodológico, possibilitando múltiplas interfaces com outros campos de saber; pela ciência, pela bioética e pelo comprometimento com ações e programas que aprofundem a qualidade de vida e dignifiquem a Psicologia como área de conhecimento e como campo de atuação profissional na busca da constituição de uma sociedade justa e com igualdade de direitos, respeitando a singularidade do sujeito frente a diversidade social.

A Graduação em Psicologia no IBES visa capacitar os alunos a intervir de maneira socialmente significativa, gerar novos conhecimentos e integrá-los no acervo existente, a fim de compreender e intervir no âmbito social com perspectiva histórico-científica. Busca qualificar os estudantes para atuarem de forma a promover saúde em seus aspectos psicológicos, sociais, econômicos e políticos, para atender necessidades comunitárias e de aprendizagem profissional e para promover a Psicologia como área de conhecimento e como campo de atuação profissional, por meio da produção de conhecimentos e de intervenções. Oferece à comunidade regional a formação de profissionais pró-ativos e éticos, capazes de lidar com as múltiplas facetas relacionadas aos fenômenos e processos psicológicos.

Em termos mais específicos, proporciona condições para que os estudantes atuem junto à comunidade, por meio de Serviços de Psicologia ou outros programas de ensino, extensão e investigação, compatíveis com a formação profissional a fim de que os mesmos possam aplicar os procedimentos técnico-científicos apropriados à complexidade dos sujeitos da atenção e demonstrem habilidades para identificar demandas coletivas e particulares referentes à saúde, às organizações e ao trabalho.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO

O curso de Psicologia tem como ênfases:

Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processo de Prevenção e Promoção da Saúde; e Psicologia e Processo de Gestão. Dentro dessas áreas de concentração, devem se desenvolver os Trabalhos de Conclusão de Curso, TCC, projetos extensão e de iniciação cientifica (quando houver), e outras atividades afins.

Psicologia e Processos Clínicos: esta linha de pesquisa integra projetos relativos à avaliação, intervenção e promoção da saúde psicológica, seja com indivíduos, casais, famílias, grupos e comunidade. A produção de conhecimento articula teoria e prática em um mundo de pluralidades e diversidades. Torna-se um desafio para os pesquisadores da subjetividade, intervir de encontro com as necessidades do sujeito e das condições histórico-sociais. Nessa perspectiva, compete ao pesquisador a análise crítica das questões que se apresentam, seja através da pesquisa, da extensão e da intervenção.

Psicologia e Processos de Gestão: O Psicólogo com ênfase em Psicologia e Processos de Gestão está habilitado a atuar eticamente nos processos de gestão de pessoas, das competências pessoais, da qualidade de vida, saúde e satisfação do trabalhador, individualmente ou em grupo, e o desenvolvimento organizacional, realizando atividades como: seleção de pessoal; diagnóstico de necessidades dos trabalhadores; sistemas de produção e das organizações; execução e avaliação de programas de melhoria da qualidade de processos de trabalho, produtos e serviços; avaliação das necessidades e motivações de consumidores; assessoramento para formulação e implementação de políticas de recursos humanos.

Psicologia e Processo de Prevenção e Promoção da Saúde: Esta linha de pesquisa visa preparar o aluno para atuar como Psicólogo nas diversas instituições de saúde: ESF, Unidades de saúde, ONGS, Ambulatórios, clínicas e hospitais. Para tanto, instrumentaliza o mesmo a realizar psicodiagnóstico e intervenções técnicas a partir de conhecimentos teóricos necessários ao processo, para que o mesmo possa identificar a(s) demanda(s) do(s) paciente(s) e intervir a partir das possibilidades apresentadas. Momento em que o mesmo deve ser capaz de avaliar as necessidades e demandas relacionadas a esses processos, planejar intervenções adequadas às necessidades do paciente, orientar e atender familiares e cuidadores dos pacientes internados, assim como auxiliar a equipe de profissionais envolvidos no processo.

 

OBJETIVOS E FINALIDADES

No sentido de atender suas três principais funções, ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES se propõe no exercício das suas funções as seguintes finalidades:

􀀹 estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

􀀹 formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

􀀹 incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

􀀹 promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

􀀹 suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

􀀹 estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

􀀹 promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

 

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

Perfil do profissional a ser formado

Para atender às demandas da profissão do psicólogo, é fundamental a capacitação para lidar com fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. O curso de Psicologia do IBES/SOCIESC prepara profissionais capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo, pautados na visão integral e ética do ser humano. Profissionais que busquem qualificação permanente e participem da educação das novas gerações; sejam comprometidos com as demandas sociais; estejam aptos para o trabalho em equipe interdisciplinar e para gestão de projetos.

Atribuições no mercado de trabalho

O psicólogo egresso terá a possibilidade de atuar nas seguintes áreas:

  • Área social e comunitária: atuação em agremiações esportivas e comunitárias, instituições de serviço social, unidades de atendimento primário à saúde, associações de bairro, instituições públicas e privadas que lidam com programas de recursos humanos, unidades de reabilitação e reintegração social. O profissional desta área também deverá atuar no planejamento de políticas de saúde ambiental e de transformações psicossociais; nas pesquisas acerca das condições de interações sociais em famílias, grupos e instituições, no estudo das condições de lazer, esporte e moradia em sua dimensão psicossocial e na prevenção de transtornos psicossociais relacionados às condições familiares, ambientais e de trabalho.
  • Na área clínica e da saúde: atuação em ambulatórios, hospitais, clínicas e postos de saúde, além de unidades especiais de reabilitação e integração social em saúde mental. O profissional desta área deverá desenvolver psicodiagnóstico, avaliação de habilidades interpessoais, psicomotoras e intelectuais; psicoterapia individual, grupal e familiar, prevenção e tratamento de problemas psicológicos; elaboração de laudos e implementação de programas de promoção de saúde mental.
  • Área educacional: atuação em instituições de ensino, creches, instituições de atenção integral às crianças e adolescentes e em agremiações esportivas e comunitárias. O profissional desta área deverá desenvolver levantamento e planejamento das condições de aprendizagem, avaliação de problemas psicopedagógicos, orientação de pais, professores e educandos e análise e intervenção na relação entre aprendentes, comunidade e escola.
  • Área do trabalho: atuação em indústrias, empresas, organizações e instituições públicas e privadas que lidam com recursos humanos. O profissional desta área deverá atuar no planejamento e execução de recrutamento e seleção de pessoal, no treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, na avaliação de desempenho, no diagnóstico e desenvolvimento organizacional, no aconselhamento pessoal, no planejamento e prevenção de transtornos psicossociais relacionados ao trabalho e na assessoria de políticas de pessoal. Deve ser capaz de compreender a centralidade do Trabalho na organização do sociedade atual e a diversidade de impactos que causa sobre os trabalhadores, incluindo questões como saúde/doença, realização/sofrimento, empregabilidade, aposentadoria e inserção no mercado de trabalho.

 


 

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