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IBES - INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

O curso de Psicologia se orienta pelo comprometimento com o momento histórico, com a sociedade e com a produção de conhecimentos e serviços em Psicologia.

Profissional: Psicólogo

Carga horária: 4800 horas/aula

Duração: Cinco anos

Período: Noturno

Mercado de atuação: consultórios, hospitais, escolas, empresas, instituições públicas e privadas.

 

APRESENTAÇÂO

Pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia, aprovado pela Resolução CNE/CES no 05 de 15 de março de 2011, o curso de Psicologia do IBES se orienta pelo amplo comprometimento com as transformações históricas e sociais da sociedade e com a produção de conhecimentos e serviços em Psicologia. Para tanto, objetiva a formação de profissionais comprometidos com as demandas sociais e que atuem eticamente em diversos contextos da sociedade numa perspectiva interdisciplinar, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento científico e da atividade profissional em diversos contextos sociais. Visa assim, a visão crítica das problemáticas sociais e a oferta de alternativas para as problemáticas relativas ao sofrimento

humano. O Curso se pauta pelo pluralismo teórico e o rigor metodológico, possibilitando múltiplas interfaces com outros campos de saber; pela ciência, pela bioética e pelo comprometimento com ações e programas que aprofundem a qualidade de vida e dignifiquem a Psicologia como área de conhecimento e como campo de atuação profissional na busca da constituição de uma sociedade justa e com igualdade de direitos, respeitando a singularidade do sujeito frente a diversidade social.

A Graduação em Psicologia no IBES visa capacitar os alunos a intervir de maneira socialmente significativa, gerar novos conhecimentos e integrá-los no acervo existente, a fim de compreender e intervir no âmbito social com perspectiva histórico-científica. Busca qualificar os estudantes para atuarem de forma a promover saúde em seus aspectos psicológicos, sociais, econômicos e políticos, para atender necessidades comunitárias e de aprendizagem profissional e para promover a Psicologia como área de conhecimento e como campo de atuação profissional, por meio da produção de conhecimentos e de intervenções. Oferece à comunidade regional a formação de profissionais pró-ativos e éticos, capazes de lidar com as múltiplas facetas relacionadas aos fenômenos e processos psicológicos.

Em termos mais específicos, proporciona condições para que os estudantes atuem junto à comunidade, por meio de Serviços de Psicologia ou outros programas de ensino, extensão e investigação, compatíveis com a formação profissional a fim de que os mesmos possam aplicar os procedimentos técnico-científicos apropriados à complexidade dos sujeitos da atenção e demonstrem habilidades para identificar demandas coletivas e particulares referentes à saúde, às organizações e ao trabalho.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO

O curso de Psicologia tem como ênfases:

Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processo de Prevenção e Promoção da Saúde; e Psicologia e Processo de Gestão. Dentro dessas áreas de concentração, devem se desenvolver os Trabalhos de Conclusão de Curso, TCC, projetos extensão e de iniciação cientifica (quando houver), e outras atividades afins.

Psicologia e Processos Clínicos: esta linha de pesquisa integra projetos relativos à avaliação, intervenção e promoção da saúde psicológica, seja com indivíduos, casais, famílias, grupos e comunidade. A produção de conhecimento articula teoria e prática em um mundo de pluralidades e diversidades. Torna-se um desafio para os pesquisadores da subjetividade, intervir de encontro com as necessidades do sujeito e das condições histórico-sociais. Nessa perspectiva, compete ao pesquisador a análise crítica das questões que se apresentam, seja através da pesquisa, da extensão e da intervenção.

Psicologia e Processos de Gestão: O Psicólogo com ênfase em Psicologia e Processos de Gestão está habilitado a atuar eticamente nos processos de gestão de pessoas, das competências pessoais, da qualidade de vida, saúde e satisfação do trabalhador, individualmente ou em grupo, e o desenvolvimento organizacional, realizando atividades como: seleção de pessoal; diagnóstico de necessidades dos trabalhadores; sistemas de produção e das organizações; execução e avaliação de programas de melhoria da qualidade de processos de trabalho, produtos e serviços; avaliação das necessidades e motivações de consumidores; assessoramento para formulação e implementação de políticas de recursos humanos.

Psicologia e Processo de Prevenção e Promoção da Saúde: Esta linha de pesquisa visa preparar o aluno para atuar como Psicólogo nas diversas instituições de saúde: ESF, Unidades de saúde, ONGS, Ambulatórios, clínicas e hospitais. Para tanto, instrumentaliza o mesmo a realizar psicodiagnóstico e intervenções técnicas a partir de conhecimentos teóricos necessários ao processo, para que o mesmo possa identificar a(s) demanda(s) do(s) paciente(s) e intervir a partir das possibilidades apresentadas. Momento em que o mesmo deve ser capaz de avaliar as necessidades e demandas relacionadas a esses processos, planejar intervenções adequadas às necessidades do paciente, orientar e atender familiares e cuidadores dos pacientes internados, assim como auxiliar a equipe de profissionais envolvidos no processo.

 

OBJETIVOS E FINALIDADES

No sentido de atender suas três principais funções, ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES se propõe no exercício das suas funções as seguintes finalidades:

􀀹 estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

􀀹 formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

􀀹 incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

􀀹 promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

􀀹 suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

􀀹 estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

􀀹 promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

 

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

Perfil do profissional a ser formado

Para atender às demandas da profissão do psicólogo, é fundamental a capacitação para lidar com fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. O curso de Psicologia do IBES/SOCIESC prepara profissionais capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo, pautados na visão integral e ética do ser humano. Profissionais que busquem qualificação permanente e participem da educação das novas gerações; sejam comprometidos com as demandas sociais; estejam aptos para o trabalho em equipe interdisciplinar e para gestão de projetos.

Atribuições no mercado de trabalho

O psicólogo egresso terá a possibilidade de atuar nas seguintes áreas:

  • Área social e comunitária: atuação em agremiações esportivas e comunitárias, instituições de serviço social, unidades de atendimento primário à saúde, associações de bairro, instituições públicas e privadas que lidam com programas de recursos humanos, unidades de reabilitação e reintegração social. O profissional desta área também deverá atuar no planejamento de políticas de saúde ambiental e de transformações psicossociais; nas pesquisas acerca das condições de interações sociais em famílias, grupos e instituições, no estudo das condições de lazer, esporte e moradia em sua dimensão psicossocial e na prevenção de transtornos psicossociais relacionados às condições familiares, ambientais e de trabalho.
  • Na área clínica e da saúde: atuação em ambulatórios, hospitais, clínicas e postos de saúde, além de unidades especiais de reabilitação e integração social em saúde mental. O profissional desta área deverá desenvolver psicodiagnóstico, avaliação de habilidades interpessoais, psicomotoras e intelectuais; psicoterapia individual, grupal e familiar, prevenção e tratamento de problemas psicológicos; elaboração de laudos e implementação de programas de promoção de saúde mental.
  • Área educacional: atuação em instituições de ensino, creches, instituições de atenção integral às crianças e adolescentes e em agremiações esportivas e comunitárias. O profissional desta área deverá desenvolver levantamento e planejamento das condições de aprendizagem, avaliação de problemas psicopedagógicos, orientação de pais, professores e educandos e análise e intervenção na relação entre aprendentes, comunidade e escola.
  • Área do trabalho: atuação em indústrias, empresas, organizações e instituições públicas e privadas que lidam com recursos humanos. O profissional desta área deverá atuar no planejamento e execução de recrutamento e seleção de pessoal, no treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, na avaliação de desempenho, no diagnóstico e desenvolvimento organizacional, no aconselhamento pessoal, no planejamento e prevenção de transtornos psicossociais relacionados ao trabalho e na assessoria de políticas de pessoal. Deve ser capaz de compreender a centralidade do Trabalho na organização do sociedade atual e a diversidade de impactos que causa sobre os trabalhadores, incluindo questões como saúde/doença, realização/sofrimento, empregabilidade, aposentadoria e inserção no mercado de trabalho.

 


 

Inscrições - Vestibular de Verão

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Perfil, Missão e Objetivos do Curso

Perfil do profissional
Os profissionais egressos do curso de Psicologia do Ibes estarão capacitados para tarefas nas áreas Psicologia e Saúde e/ou Psicologia e Trabalho. Em Psicologia e Saúde, poderão lidar com aspectos psicológicos no contexto hospitalar, com atenção clínica a pessoas e grupos e, também, com iniciativas voltadas à atenção à saúde da sociedade em geral, no âmbito comunitário ou institucional ou em programas específicos aos seus diferentes segmentos. Quanto à atuação em Psicologia e Trabalho, os profissionais egressos do curso poderão se dedicar ao atendimento de necessidades das pessoas no trabalho, lidar com conflitos de relacionamento e dificuldades emocionais determinadas pelo estresse institucional, além de identificar e corrigir condições prejudiciais às finalidades das organizações. Poderão, ainda, exercer a gestão de pessoas especialmente em termos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento assim como gerenciar empreendimentos voltados às pessoas no trabalho. Em quaisquer das atuações, os profissionais estarão em condições de gerar conhecimento pertinente às suas ocupações.

Missão
O curso qualifica pessoas para o desempenho profissional nas áreas Psicologia e Saúde e Psicologia e Trabalho de modo a que coloquem os saberes e os procedimentos psicológicos a serviço da promoção da cidadania e da manutenção da saúde, da justiça social e da dignidade das pessoas e instituições de modo eficiente e crítico, seja em práticas específicas ou estratégicas.

Objetivos
Proporcionar aos egressos do curso o domínio do conhecimento e dos procedimentos necessários ao exercício profissional eficiente da Psicologia, preparando-os para atuação ética, crítica e responsável nos âmbitos da Saúde e do Trabalho, com plena responsabilidade e para a geração de conhecimento em sua área de atuação.


 

Situação Legal

Reconhecido pela Portaria MEC 164 de 16 de abril de 2013, D.O.U de 17 de abril de 2013.


 

Grade Curricular

Faça download dos arquivos abaixo.


 

Laboratórios de Psicologia

Conteúdo Relacionado

Imagens


 

Depoimentos


 

Quadro de Professores

AMANDA LANG - Formação: Psicologia – FURB – 2002 (bacharelado e formação do psicólogo);  Pedagogia – UNIASSELVI – 2010 (licenciatura plena); Especialização: Educação Especial – FURB/SAPIENCE EDUCACIONAL – 2010. PROLIBRAS – Proficiência em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa/ Língua Brasileira de Sinais – Nível Superior – 2008. Atualização em Distúrbios de Aprendizagem – Portal Educação – 2008.

DANIELA TOMIO - Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Pesquisadora do grupo DICITE (Discursos de Ciência e Tecnologia na Educação). Atualmente é docente em cursos de graduação e pós graduação principalmente nas seguintes áreas: Metodologia da Pesquisa; Estágios Supervisionados e Metodologia do Ensino Superior. Trabalha como consultoria educacional e formação continuada de professores em redes públicas e privadas de ensino.

FRANCIELI HENNIG – CRP 12/03126. Pós-Graduada em Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Saúde. Formação em Terapia Comportamental Cognitiva. Mestre em Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC. Atendimento clínico a crianças adolescentes e adultos.

HENRIQUE FELSKI – CRP 12/03111. Psicólogo Clínico e Consultor Organizacional. Analista do comportamento.  Formação em Terapia Comportamental Cognitiva. Sócio proprietário do Instituto de Psicologia Sensus. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutorando em Psicologia pela Universidad Del Salvador.

HELOISA HELENA MARCON – Psicóloga e  Mestre pela UFRGS, Especialista em Saúde Mental/ RIS GHC-MS, Psicanalista/APPOA.

JÉFERSON PASSIG Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Formação em Psicologia Existencialista pelo NUCA (2004). Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco (2005). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).

LINSMAR NASCIMENTO LENARTOVICZ - Graduação em Biologia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (2000). Especialização em Morfofisiologia do Organismo Humano e sua Integração com o Meio Ambiente (2001) e Genética Aplicada ao Ensino Fundamental e Médio (2003).

MARLI ELISE HOLETZ - Psicóloga, graduada pela UNIVALI em 1992. Pós graduada em Psicologia da Saúde, Saúde do Trabalhador e Gerenciamento de Unidades de Saúde. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Atuação em psicologia organizacional e do trabalho e psicologia da saúde. Servidora concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau desde 1996.

MICHELE KAMERS - Graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP - FEUSP. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicologia hospitalar e da saúde e Psicopatologia da Infância e da Adolescência do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Doutoranda no Instituto de Psicologia da USP-SP e autora de artigos da área da psicanálise, saúde e educação.

RICARDO JOSÉ MEZZOMO - Graduado em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque (FEBE-1999).  Especialista em Psicopedagoia (UNIGRANRIO-2001).  Realizou o Mestrado em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-2008).  Atua como Professor no Colégio Bom Jesus Santo Antônio (Blumenau-SC); Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES-SOCIESC) e no Instituto Catarinense de Pós Graduação (ICPG).

SANDRA CRISTINA GIRARDI DE OLIVEIRA LIMA - Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1996); Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008); Especialista em Psicopedagogia pela UNIVILLE/ICPG (2001); Especialista em Impactos da Violência na Saúde-ENSP/CLAVES/FIOCRUZ(2014); Especialista em Saúde da Família-UFSC/UNASUS(2014); Graduanda em Letras- Espanhol (UFSC). Professora do Ensino Superior, Psicóloga da Prefeitura Municipal de Indaial e da Prefeitura Municipal de Blumenau; Supervisora de Estágio, Supervisora Institucional em Clínica e Saúde. Experiência com Educação, Educação Especial, Licenciatura, Saúde Pública, Atendimento Clínico. Atua desde o referencial Psicanalítico. Membro fundador do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação)

SUSANE SCHNEIDER - Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2007), Pós-graduação em Gestão Empresarial e Estratégias de Informática pelo ICPG – Instituto Catarinense de Pós – Graduação de Blumenau em parceria com a Universidade Gama Filho – RJ (2002), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (1986). Com vasta experiência em Administração, na área de Gestão Estratégica de Pessoas.

TERESINHA APARECIDA CARDOSO - Graduação em ciências sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora de sociologia - IBES SOCIESC INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR e professora do Governo do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, assuntos polêmicos e mercado de trabalho.

VIVIANE GIOMBELLI -Psicóloga (FURB) Formação em Psicodrama ( Companhia de Psicodrama e Teatro Espontâneo de Campinas-SP). Especialização em Psicologia do Trânsito (FEHH). Mestre em Psicologia (UFSC). Atuação em psicologia clínica, organizacional e grupos. 

SANDRA CRISTINA GIRARDI DE OLIVEIRA - Mestrado em Psicologia Clínica e em Psicologia. Especialização em Psicopedagogia, em Impactos da Violência na Saúde e em Saúde da Família. Graduanda em Letras Estrangeiras- Espanhol. Psicanalista. Atua na Saúde Pública.


 

Membros do Colegiado

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do colegiado de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Fale com o Coordenador

Coordenação de Psicologia
Profº Msc. Henrique Felski

Psicólogo clínico e consultor organizacional desde 2001. Analista do comportamento, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e mestre em Desenvolvimento Regional. Atua também como coordenador do curso de Psicologia e Professor Pesquisador do Núcleo: Psicologia e Sociedade, Linha de Pesquisa: Psicologia e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES/SOCIESC e é sócio-fundador do Instituto de Psicologia Sensus.

Telefone: (47) 2111-2928
E-mail: henrique.felski@sociesc.org.br

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Receba mais informações do curso

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Documentos do estágio


 

Documentos da Clínica de Psicologia


 

Confira nossa estrutura

Recepção

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Sala espelhada                                                     Sala de atendimento infantil

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 Sala de atendimento infantil                              Sala de reuniões e grupos

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                                                                    Laboratório de Fisiologia e Anatomia

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Sala de atendimento individual

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O curso conta com:

  • Clínica escola modelo com 7 consultórios;
  • Laboratório de  do comportamento com sala de espelho;
  • Laboratório de avaliação psicológica;
  • Sala de dinâmica de grupo;
  • Laboratório de informática direcionado exclusivamente ao curso;
  • Laboratório de neuronanatomia e neurofisiologia;
  • Salas para supervisões de estágios.

 

Projetos de Extensão

  • Atendimento Psicoterapêutico. Atendimento psicológico clínico gratuíto a toda a comunidade. Agendamentos pelo fone 2111-2946 das 18 as 22h, de segunda a sexta.
  • Clínica Infantil (Espaço Psicologia). Atendimento psicológico gratuíto articulado a partir das disciplinas de Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde e Família,  direcionado a famílias, acolhimento sem hora marcada, todas as quartas-feiras, das 19 as 22h.
  • Atendimento Psicopedagógico. Serviço de apoio psicopedagógio direcionado aos acadêmicos, em parceria com o SAOEP. Este projeto conta ainda com projeto de orientaçãoprofissional aos alunos das primeiras fases.
  • Responsabilidade Social. Serviço de orientação profissional junto à escolas da rede pública.
  • Oficina da Memória. Oficina direcionada à membros da comunidade que objetiva estimular, através de exercícios cognitivos, as funções de: memória, atenção, leitura, escrita, funções visuoespaciais, funções executivas e o convívio social.
  • Semana Acadêmica de Psicologia: Evento anual gratuito direcionado à comunidade e acadêmicos na forma de palestras, apresentações culturais, oficinas e mesas redondas.

 

O curso conta ainda com atividades interdisciplinares entre as disciplinas do curso e as diversas áreas do conhecimento, destacando-se a parceria do Atendimento Psicoterapêutico com o Núcleo de Práticas Jurídicas e a promoção de novos conhecimentos na disciplina Gestão de Pessoas e a promoção de bem estar e qualidade de vida no trabalho.


 

Parceiros:

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