QUEM INDICA AMIGO ÉVestibular 2015Revista de Extensão e Iniciação Científica Sociesc - REISFanpage-FacebookFIES

FSC - FACULDADE SOCIESC CURITIBA

Cursos

Modalidade
Presencial

Infraestrutura

9.1 BIBLIOTECA

9.1.1 Informatização

            Todo o acervo bibliográfico encontra-se informatizado e o sistema de consultas se faz através de terminais localizados junto na própria biblioteca ou via internet. Os sistemas de controle de empréstimos de livros e de estatísticas de frequência dos usuários e utilização das obras também se encontram informatizados.

9.1.2 Instalações para o acervo

Veja o quadro!

9.1.3 Acervo de Livros e Periódicos

            O acervo de livros e periódicos para os cursos da Faculdade são constantemente atualizados e revistos, tendo apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Para conhecer as quantidades de livros e do acervo multimídia, bem como os títulos disponíveis de periódicos, clique aqui.

9.1.4 Política de aquisição, expansão e atualização

            A ampliação e atualização do acervo de livros e periódicos faz-se através de orçamento anual e desembolso mensal, sendo contínua. A cada final de semestre, o coordenador de cada curso solicita aos professores das disciplinas que serão lecionadas no semestre seguinte uma relação de livros a serem utilizados. Este processo de seleção do material bibliográfico é realizado com base nas bibliografias dos programas de ensino dos cursos, inseridas no projeto pedagógico. Este procedimento é complementado, permanentemente, pela consulta a catálogos de editoras nacionais e internacionais, inclusive disponível na internet e pela leitura dos resumos ou revisão de livros constantes nos periódicos especializados na área.

            A relação resultante deste processo de seleção é repassada ao Coordenador do Departamento responsável pelo curso, que analisará criticamente visando a adequação das quantidades em função dos pedidos dos coordenadores dos outros cursos, solicitando então para a biblioteca a aquisição dos volumes conforme o orçamento previsto.

Clique aqui para conhecer o texto completo da Política para Aquisição e Desenvolvimento do Acervo.

9.1.5 Serviço e condições de acesso ao acervo

            A Biblioteca atende ao público interno, alunos e professores dos diferentes cursos mantidos pela Faculdade e para consultas nas suas dependências atende também o público externo.

            Para consulta, pesquisa ou empréstimo, o usuário deverá utilizar-se dos terminais de consulta na própria biblioteca ou através da internet na página da Biblioteca e procurar o material selecionado na estante. O acesso às estantes é livre. As dificuldades referentes a localização do material são resolvidas com o auxílio do colaborador. O usuário poderá solicitar renovação do empréstimo, caso não haja reserva do material.

            A leitura na Biblioteca é franqueada aos usuários, havendo livre acesso ao acervo, devendo as obras consultadas serem deixadas sobre o balcão da mesma, inclusive para fins estatísticos de consulta. O horário de funcionamento da biblioteca é das 7h30min 12h e das 13h30min às 22h, de segunda a sexta feira. Aos sábados atende por agendamento.

            Alunos, professores e funcionários podem retirar por empréstimo, professores 05 (cinco) obras, alunos e funcionários 03 (três) obras, com prazo estipulado para devolução ou renovação. O prazo de empréstimo poderá ser renovado, desde que não haja pedido de reserva.

Para conhecer mais detalhes sobre as normas da Biblioteca, acesse o Regimento Interno da Biblioteca, clicando aqui.

            A biblioteca oferece, ainda, os seguintes serviços de acesso informação:

COMUT - Serviço de comutação bibliográfica que possibilita o fornecimento de cópias de artigos de periódicos existentes em outras Bibliotecas do território nacional.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS - Através de solicitação possibilita o empréstimo de material bibliográfico de outras Bibliotecas

SERVIÇO DE CÓPIAS - Possibilita a reprodução de cópias de artigos de periódicos e parte de livros do acervo.

INTERNET e DIGITAÇÃO - 4 computadores para de acesso à Internet e digitação de trabalhos.

BANCO DE DADOS E ACERVO DE PERIÓDICOS - A biblioteca possui acesso ao Acervo de Periódico da CAPES, bastando o aluno solicitar o acesso na própria biblioteca.

9.2 RECURSOS DE LABORATÓRIOS

            A Faculdade possui atualmente 07 laboratórios de informática, com 126 computadores disponíveis, que atendem aos alunos de todos os cursos, e possui outros 16 laboratórios de uso específico dos cursos. Os computadores estão interligados em rede e com acesso permanente e dedicado aos serviços disponíveis na Intranet da Instituição (como consulta ao acervo da biblioteca e à situação acadêmica dos alunos) assim como à Internet. Os alunos possuem livre acesso aos laboratórios, desde que acompanhados de uma pessoa responsável. Para saber a composição de cada laboratório, clique nos links acima.


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.