League of LegendsBolsas e créditos educativosQuero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

O curso oferece ferramentas para racionalização dos processos logísticos, orientações para o uso da tecnologia da informação, com vistas ao aumento da produtividade e redução de custos, tendo como metas levar seus alunos a identificar a interação das atividades logísticas com o sistema econômico aos níveis macro (sociedade) e micro (empresas) e a analisar a função e estratégia da logística no contexto atual. A estruturação do curso privilegia a formação técnica e interdisciplinar visando proporcionar competências para:

Habilitação: Tecnólogo em Logística

Carga horária: 2000 horas/aula

Duração: dois anos e meio

Período: noturno

Mercado de trabalho:

O egresso do curso superior de tecnologia em Logística se constitui de um profissional competente, apto a participar em praticamente todas as atividades relacionadas à área de logística. Isto significa que ele atuará no gerenciamento e supervisão de materiais, distribuição física, vendas, comércio eletrônico, gestão de estoques, planejamento de produção, armazenagem, transporte, comércio internacional, em empresas manufatureiras, distribuidoras, armazenadoras, operadoras logísticas entre outras. Poderá ainda desenvolver negócio próprio como operador logístico, fornecedor de insumos e aspectos afins.

Funções do tecnólogo em Logística:
- Gerenciar, projetar e implantar cadeias de estoques e suprimentos;
Implementar tecnologias da Informação para a gestão das atividades de armazenagem (recebimento, estocagem, separação e expedição);
- Gerenciar e atuar profissionalmente na área de Transportes, desenvolvendo critérios seleção e avaliação de fornecedores para negociação de fretes que levem a obtenção de preços justos, relações comerciais duradouras e criando indicadores de desempenho do nível de serviço e de propor um modelo de gestão;
- Aplicar princípios e práticas básicas da Logística Internacional atendendo a demanda das informações para otimização do resultado nas operações de logística internacional;
- Organizar informações logísticas de produção, estocagem visando a otimização dos resultados e atenuação de riscos;
- Elaborar projetos, pareceres, planos, relatórios com base na análise de mercado, desenvolvendo estratégias de produção e competitividade;
- Utilizar as ferramentas mais adequadas no processo de distribuição com vistas a otimização do tempo e satisfação do cliente;
- Estabelecer um processo de controle e monitoração permanente dos serviços de logística nos ambientes internos e externos da empresa/organização;
- Identificar as melhores oportunidades de distribuição de produto tendo em vista mais rapidez nas entregas e a redução dos custos financeiros;
- Realizar Planejamento Estratégico na Logística, através do uso do emprego de visão sistêmica e ferramentas adequadas;
- Analisar realisticamente os custos logísticos para atingir os padrões de serviço esperados pelo mercado;
- Aplicar com eficiência tecnologia informatizada no exame das informações do mercado, produção e demais funções logísticas;
- Racionalizar processos logísticos, usando a tecnologia de informações para aumentar a produtividade e reduzir os custos;
- Gerenciar, implementar e controlar o processo da logística reversa;
- Gerenciar departamentos de aquisição e seleção de fornecedores.

 

Os cursos superiores de tecnologia são de graduação?

Sim, conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?

Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Informações extraídas do portal do MEC. http://portal.mec.gov.br


 

Inscrições - Vestibular de Verão 2017

icone_inscrevase_26


 

Situação Legal

O curso de tecnologia em Logística obteve autorização através da Portaria MEC nº 303 de 10 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 15 de dezembro de 2009.


 

Matriz Curricular

Coerência do currículo com o perfil desejado do egresso:

  • O módulo de Logística Empresarial propicia que o tecnólogo em Logística possa gerenciar, projetar e implementar cadeias de estoques e suprimentos; a partir das informações logísticas, aplicar com eficiência análises de mercado, produção e demais funções logísticas e gerenciar departamentos de aquisição e seleção de fornecedores; este módulo também propicia subsídios para a análise dos custos organizacionais e sua influência no ambiente produtivo.
  • O módulo de Logística de distribuição absorve a maioria das atividades definidas no perfil profissiográfico do curso. Neste sentido a partir deste módulo o egresso terá condições de implementar tecnologias da informação que suportem a gestão de armazenagem e movimentação; elaborar projetos e pareceres que analisem e propiciem estratégias competitivas organizacionais na área da logística. Este módulo também oferece conhecimentos e técnicas que contribuem para a identificação de oportunidades de distribuição visando maior agilidade nas entregas e a respectiva redução nos custos financeiros. Um dos pontos mais destacados atualmente nas organizações, em relação ao atendimento dos clientes, é a logística reversa. Neste sentido, este módulo propicia aos egressos subsídios necessários para gerenciar e implementar processos de logística reversa em suas organizações.
  • No módulo de Logística Integrada e de Transportes o aluno buscará as competências necessárias para aplicar os princípios e práticas da logística internacional, gerenciar equipes e organizações da área de transportes, desenvolvendo critérios de seleção e avaliação deste tipo de fornecedores que muitas vezes marcam a diferença de um bom serviço. Neste módulo também destaca-se uma unidade curricular específica para tratar dos custos de transportes que possibilitará a análise realista dos custos logísticos dentro de um padrão de serviço esperado pelo mercado.
  • O módulo de Gestão Organizacional, além de suportar os aspectos empreendedores e de gestão destaca-se também por capacitar os futuros tecnólogos em realizar planos estratégicos na logística, através da visão sistêmica e ferramentas adequadas.

Para ver a matriz curricular, faça download do arquivo abaixo.


 

Laboratórios de Informática

Conteúdo Relacionado

Imagens


 

Membros do Colegiado

Os cursos do Ibes representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do colegiado de cada curso oferecido pela Instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os cursos do Ibes representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Fale com o coordenador

Coordenação do Tecnólogo em Gestão da Qualidade

Profº Arquelau Pasta

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação em 2003. Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações em 2005. Mestre em Computação Aplicada em 2011. Atualmente é Revisor da Revista Interdisciplinar Científica Acadêmica (RICA), professor titular das disciplinas de Informática Aplicada, Estrutura de Dados, Banco de Dados e Tecnologia da Informação, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES), Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia em sistemas para Internet, Gestão da Qualidade, Processos Gerenciais e Logística na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Coordenador dos Cursos Técnicos de Logística, Edificações, Eletrônica, Saúde e Segurança do Trabalho e Telecomunicações na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Membro do Grupo de Pesquisa Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação, Membro do Comitê de Especialistas Técnicos na área de TI - Software para o SENAI em nível Brasil, Revisor do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC) e Instrutor de Nível III, ministrando as disciplinas de Informática Básica, Informática Aplicada, Algoritmos e Programação e Banco de Dados I, Banco de Dados II, Análise e Projetos de Sistemas e Tópicos Avançados em Banco de Dados - no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) em Blumenau. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica e programação, banco de dados, ensino à distância, sistemas de informação, tomada de decisão, sistemas de informação gerencial, tecnologia de informação e gestão do conhecimento.

Telefone: (47) 2111-2918

E-mail: arquelau.pasta@sociesc.org.br

 

 


 

Receba mais informações do curso

programa_completo


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.