Bolsas e créditos educativosQuero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

 

grade_01

Grade

Curricular

docente_02

Corpo

Docente

laboratorio_01

 Laboratórios

 

valor_01

Investimento

facebook-logo

Rede Social


 

Apresentação

O curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo principal preparar um profissional capaz de conduzir a implantação de sistemas de gestão da qualidade, analisar criticamente os processos produtivos, propor melhorias de processos e produtos através de evidências qualitativas e quantitativas, coordenar equipes e prestar consultoria no âmbito da qualidade e da produtividade industrial.

 

Habilitação: Tecnólogo em Gestão da Qualidade

Carga horária: 1600 horas/aula

Duração: Dois anos

Mercado de trabalho: 

Os egressos do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade poderão ocupar, em uma organização, os cargos de coordenador, analista e auditor da qualidade, com fundamentos científicos de grande valia, de modo a assumir atividades gerenciais e funções como representante da direção na condução do sistema de gestão da qualidade da empresa, liderar equipes multifuncionais no desenvolvimento de projetos ou empreender seu próprio negócio em área de consultoria e prestação de serviços voltados a área de atuação.

O curso formará profissionais capazes de:

a)    Planejar e implementar sistemas de gestão da qualidade;

b)    Responsabilizar-se pela gestão e operação de sistemas da qualidade;

c)    Planejar a qualidade do produto/processo;

d)    Gerenciar projetos de melhoria de produto/processo;

e)    Aplicar metodologias para avaliação e melhoria da qualidade de produtos e processos, de forma a aumentar a lucratividade da organização e o aumento da satisfação de clientes;

f)     Desenvolver fornecedores;

g)    Atuar como analista do produto perante os clientes;

h)   Planejar e realizar auditorias;

i)     Liderar equipes utilizando seu potencial produtivo e criativo para a consecução dos objetivos da qualidade.

Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação?

Sim, conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

 

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?

Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Informações extraídas do portal do MEC. http://portal.mec.gov.br


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.