Bolsas e créditos educativosQuero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial
Duração
10 semestres
Início das aulas
2017

grade_01

Grade

Curricular

docente_02

Corpo

Docente

laboratorio_01

 Laboratórios

 

valor_01

Investimento

facebook-logo

Rede Social

 

 

*Referente a turma 2017/2 matutino e pago com pontualidade


 

Apresentação

13083090_1778453865710137_8141051078549853590_n_775

 

O curso Bacharelado em Engenharia Mecânica é reconhecido pelo Mec através da Portaria 1.354

de 10/09/09 D.O.U. de 15/09/09. 

 

O engenheiro mecânico projeta, instala, mantém, otimiza e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. O seu trabalho está presente nas mais diversas atividades do dia a dia do ser humano. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.De forma generalista, atua no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos.

Esta diversidade tem como consequência a possibilidade destes profissionais exercerem funções bastante distintas.

Áreas de conhecimento do engenheiro mecânico formado na UNISOCIESC

No decorrer de curso de graduação em Engenharia Mecânica, o futuro profissional adquire conhecimento nos mais diversos campos do saber, entre eles:

Projeto - desenvolvimento de produto, ferramentais, moldes, matrizes, máquinas, equipamentos e instalações industriais;

Manufatura - Processos de fabricação por usinagem, manufatura auxiliada por computador (CAD/CAM/CNC), Processos de transformação mecânica e metalúrgica - fundição, laminação, trefilação, estampagem, forjamento, injeção, soldagem, tratamentos térmicos de materiais de engenharia, entre outros

Sistemas Térmicos - conversão, refrigeração, geração e cogeração de energia, projeto de máquinas térmicas e hidráulicas, sustentabilidade.

Gestão - gerenciamento de projetos, processos, recursos, pessoas, gestão ambiental, gestão de negócios.

O Curso de Engenharia Mecânica da UNISOCIESC tem como diferenciais a engenharia integrada por computador em áreas, tais como: projeto mecânico, processos de usinagem, conformação mecânica e soldagem, através de uma sistemática de atividades práticas realizadas em modernas instalações de laboratório.

Organização Curricular

Carga horária: 4.480 horas/aula (carga horária sujeita a alteração).


Duração: 10 semestres

Mercado de trabalho:
• Indústrias de base: mecânica/metalúrgica, siderúrgica, mineração, química; indústria petrolífera: extração e refino, petroquímico, gosodutos, oleodutos, etc.
• Indústrias de transformação: plástico, têxtil, construção civil, calderaria, etc;
• Indústrias de produtos destinados diretamente ao consumidor: alimentos, eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, brinquedos, etc
• Produção de veículos: automóveis, ônibus/caminhões, trens/metrô, auto-peças, construção de estradas/barragens, etc;
• Produção de maquinas e equipamentos: tratores, maquinário pesado, máquinas agrícolas, máquinas térmicas, máquinas de elevação e transporte,Setor de instalações de conversão de energia, tais como: hidroelétricas e termoelétricas, instalações de ar condicionado, de geração de vapor, frigoríficas, etc;
• Serviços de engenharia, tais como: consultoria, treinamento técnico, perícia, auditorias, etc.
• Pesquisa e desenvolvimento: produto, processos, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, ensino técnico e superior.

Principais atividades:
Área de projeto: concebe, desenvolve e executa o projeto de máquinas, equipamentos, componentes mecânicos, ferramentais, dispositivos mecânicos, estruturas metálicas, produtos e instalações industriais em geral.
Área de fabricação: desenvolve processos, ferramentas e meios para fabricar máquinas e produtos, gerencia e administra a manufatura.
Área de serviços: utiliza competências técnicas e gerenciais voltadas às atividades de compra, venda, marketing e assistência técnica de produtos e processos de alta tecnologia.

 


 

Atuação

Indústrias de diversos setores, como a automobilística, aeronáutica e de geração de eletricidade, órgãos governamentais e empresas de comércio e serviços são as maiores empregadoras de engenheiros mecânicos. Em seu cotidiano, o profissional irá projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica; fazer protótipos de máquinas e testar produtos; pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação; planejar e instalar linhas de produção; acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

 


 

Mercado de trabalho

Assim como acontece com as demais engenharias, a profissão de engenheiro mecânico oferece boa remuneração e está em alta no mercado de trabalho. Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o engenheiro mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, como a petroquímica, de celulose, açúcar, álcool e gás. Tais indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em engenharia mecânica.


 

Só na Unisociesc

• Engenharia integrada por computador nas áreas de projeto mecânico, processos de usinagem, conformação mecânica e soldagem;
• Atividades práticas realizadas em modernas instalações de laboratórios.


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.